• +55 (62) 3946-9001
  • contato@luzhospitaldeolhos.com.br
  • +55 (62) 3946-9001
  • contato@luzhospitaldeolhos.com.br

Lentes

Home Lentes

Lentes de Contato

O que são Lentes de Contato?

As lentes de contato são lentes oftálmicas corretivas utilizadas sobre a córnea do olho.

Como os óculos, as lentes de contato corrigem problemas de visão causados por erros de refração. Um erro de refração ocorre quando o olho não refrata (focaliza) a luz adequadamente, resultando em uma imagem borrada.

As lentes de contato podem melhorar a visão de pessoas com estes erros de refração:

  • Miopia
  • Hipermetropia
  • Astigmatismo (visão distorcida)
  • Presbiopia (mudanças na visão de perto que normalmente acontecem com a idade)

Tipos de Lentes de Contato

Existem lentes de contato feitas com matérias diferentes, podendo ser gelatinosas ou rígidas.

Lentes de contato rígidas

São feitas de um material não flexível, existem vários tipos de matérias de lentes de contato rígidas que variam de acordo com a marca, o tipo mais comum é a rígida gás permeável (RGP). Elas são lentes mais firmes, porém permitem que o oxigênio flua através da lente até o olho.

As lentes de contato RGP são especialmente úteis para pessoas com astigmatismos mais altos e para correção de uma doença chamada ceratocone (córnea em formato de cone). Isso ocorre porque elas fornecem uma visão mais nítida quando a córnea é curvada de forma irregular.

Lentes de contato gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas, por terem maior quantidade de água, são mais confortáveis em geral que as rígidas. Os materiais utilizados são silicone e hidrogel, que permitem boa permeabilidade ao oxigênio. Aqui estão alguns tipos de lentes gelatinosas.

Lentes de contato esféricas: Apresentam a mesma capacidade de correção em toda a parte óptica da lente. São indicadas para correção de miopia ou hipermetropia, sua durabilidade pode variar entre descarte diário, quinzenal, mensal, ou anual de acordo com a indicação do oftalmologista.

Lentes de contato de descarte diário: São lentes de uso único que são removidas e descartadas ao final de cada dia, e deve ser colocado um novo par nos olhos na manhã seguinte. Lentes de contato diárias trazem mais saúde para os olhos, afinal toda vez que usar uma lente, estará usando lentes novas, o que impede qualquer contaminação ou contato com resíduo que possa colaborar com a irritação ou lesão da córnea.

Lentes de contato tóricas: Direcionadas para a correção de astigmatismo (irregularidade da córnea que torna a visão embaçada tanto de perto quanto de longe); miopia (embaçamento da visão para longe); hipermetropia (embaçamento da visão para perto).

Geralmente custam mais do que os outros tipos de lentes de contato gelatinosas.

Lentes de contato coloridas: As lentes de contato coloridas são lentes gelatinosas que podem ser usadas ou não para correção visual (miopia, hipermetropia e astigmatismo), são pigmentadas para mudar a cor dos seus olhos.

Se apresentam com descarte diário, mensal e anual.

Lentes de contato cosméticas: Essas lentes mudam a aparência do seu olho, mas não corrigem a visão. Geralmente são usadas para esconder certos problemas oculares presentes desde o nascimento ou causados por ferimentos. Apesar de não terem correção visual, devem ser adaptadas pelo oftalmologista.

Lentes de contato para presbiopia: Indicadas para corrigir os problemas normais de visão que as pessoas têm a partir dos 40 anos, quando se torna mais difícil ver objetos próximos com clareza. Existem diferentes opções para essas lentes corretivas.

Essas opções incluem: lentes de contato bifocais, multifocais e monovisão (em um olho usa-se lente para visão de perto e o outro olho, lente para visão à distância).

Obs.: Deve-se ressaltar que é de extrema importância que as lentes de contato de qualquer tipo sejam adaptadas e prescritas, bem como acompanhadas por um oftalmologista responsável.

Fonte: https://www.aao.org/eye-health/glasses-contacts/contact-lens-102